quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A comida e os afectos

Os meus netos são o alimento mais gostoso e suculento que jamais conheci. Indubitavelmente!

Quando me olham, com ternura, fazem-me recuar no tempo.
Recordo, logo, o arroz doce da Avó Mina. De lamber os beiços.
Delicioso!
Assim é aquele abraço. Bem apertadinho.
Quente. Até que os ossos derretam!

Quando ficam impacientes, com fome, vem-me à memória o pato corado no forno de lenha.
Cozinhado em tabuleiro de barro bem untado.
Com linguiça por cima. Estaladiço.
De comer e chorar por mais!
Assim são os seus beijos. Infindáveis, às vezes.
Brincalhões, provocadores. Cómicos, até!

Quando o sono aperta e o desespero mostra a sua rebeldia,  nada mais posso recordar do que o néctar de Baco.
Pisado na velha adega do Sr. Joaquim. Dias e dias.
Era uma festa!
Cantigas, risos e falas acompanhavam
aqueles movimentos cadenciados, até à exaustão.
Nada de martelo. Puro!
Bom grau. Encorpado. Para consumo da casa.
Fazia-nos adormecer ou trocar os pés quando, não habituados, bebíamos um pouco exageradamente.
Assim acontece com os meus pimpolhos.
Um, adormece em serões de família, mesmo que o entusiasmo teime em não fechar-lhe as cortinas.
Outro, adormece no carro. Mesmo em alturas pouco próprias.
Longe de casa, sem condições de ser transportado até à cama que, indiferente, o espera.

Quando rejobilam de alegria, levam-me ao Verão.
Às vindimas. Ao rabisco!
À Mata do Caetano.
Às gargalhadas na eira, ao luar.
Aos domingos, a mastigar tremoços e pevides, à porta da Rosárita.
Ao adro da Igreja do Senhor Jesus, onde os namoros começavam!
À feira d'ano, no 15 de Agosto, a macerar cavacas. Das Caldas!

Enfim:

     " A comida e os afectos são como os irmãos "
     " Pela barriga se conquista o homem "
     " Pelo amor se constrói o mundo "

6 comentários:

  1. Com as minhas memórias e alguma imaginação até eu fui à tua infância! Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é bom recordar lugares, pessoas e situações vividas há muitos, muitos anos. Com alegria!🌼

      Eliminar
  2. Tua infância foi tão bem comida e bebida, e teus afectos são tão comestíveis que, no futuro mais próximo, não imagino como os teus netos poderão deixar de ser petiscos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passam de petisco a prato principal, num repasto onde nada falta!!!🍀

      Eliminar
  3. As nossas crianças fazem lembrar a nossa terra, as nossas vivências passadas e as memórias criam padrões que ficam gravados na genética das novas gerações. É assim que vivemos, de uma idade para a outra, sem envelhecer e sem esquecer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca podemos esquecer pq do passado se faz a história.
      E a história fica para a posteridade. Até a nossa!!!🍀

      Eliminar