sexta-feira, 11 de novembro de 2016

" Dance Me to the End of Love "

Partiu, como todos sabem, o grande Leonard Cohen.
Personagem que muito apreciava.
Preencheu várias horas da minha existência, ao longo de anos.

Deixou -me, sem me pedir licença!
Fico a degustar na boca o mel daquela rouquidão, carregada de calor e sal, que me apaixonava.

Transportava-me, sempre, para mundos do imaginário longínquo. Maravilhosos.
Onde se contrapunha o bem e o mal.
Onde existia o amor e a esperança.
Onde, eram cantadas, com entusiasmo lânguido, a raiva e a revolta.
Onde, tudo nele, mais do que o resto, era impressionante. A sua presença!

Criação de Deus, à qual foram atribuídos predicados vários.
Compositor, prosador e poeta de excelência.
Nas suas palavras, com alguma perspicácia, vizualizávamos o retrato complexo do que lhe ia na alma.

Cantor e intérprete, como poucos.
No palco, tocava o público espalhando notas. Doces ou amargas.
Cruzava gerações e imprimia ao seu modo de cantar, uma forte presença da natureza humana.

Pegava no seu chapéu, como quem dá forma a um cumprimento com um aceno amoroso.
Como quem, perante uma assembleia, tem uma visão profunda e humanista do que ali se está a passar.

Cheguei a vê-lo, ao vivo, no então Pavilhão Atlântico.
Já faz tempo.
O momento atingiu um tão elevado grau de intensidade, que a memória leva -me às lágrimas.
Por muitos motivos!

E assim, se chega ao fim de uma história de amor. Ou não.
Ficam as canções, os versos e as palavras a trilharem o seu caminho.
Que o teu Amanhã seja repleto de projectos, com talento e emoção, para sempre.

8 comentários:

  1. "You Want It Darker", and someone opened the eternity's door to you. Your journey will be so successful as your love by the world and the humenkind. One of these days we will meet there, I hope!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é bem verdade e por isso soi dizer-se:
      " Almocreves seremos, na mesma estrada andemos e lá nos
      encontraremos... "

      Eliminar
  2. Para mim LCohen era um D--s vivo, as suas musicas o seu "gospel", a sua poesia a palavra do Senhor. A sua presença em mim será sempiterna, na Alma e na carne!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia, sim, que eras um gr fã do L Cohen. Mas ao ponto de ser um Deus para ti, fiquei incrédula!
      Será que o afastamento tb nos (te) sugere alguma religiosidade, a tudo o que é criação?
      Bjos mil.

      Eliminar
  3. Como vão dizendo aqui e ali, começa a desaparecer a banda sonora de uma vida... Ou meia vida, esperando serenamente pelas músicas que se seguem 💜🎵💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A banda sonora de uma vida ou de meia vida, fica para a posteridade.
      As outras, ainda hão-de fazer o seu caminho...

      Eliminar
  4. O que conheço de Cohen é muito pouco, mas adoro o que conheço. Parece que vou ter que ouvir, para me pronunciar mais. Seria alguém muito interessante para ouvir/ver/falar... fica para quando viajar para o mesmo mundo em que ele está agora... Ainda bem que depois temos a eternidade, já são tantos os que quero ouvir ao vivo e que lá estão... :P :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tardou mas arrecadou!
      Tenho que te oferecer algo sobre este " monstro " que sempre me apaixonou!
      Bjos.

      Eliminar