segunda-feira, 18 de julho de 2016

Uns óculos

Alguém me disse:

" Olha, deixaste aqui os teus óculos  escuros.
   É sempre a mesma anarquia, deixas tudo em qualquer lugar ".

Fiquei um pouco surpresa e confusa. Nada me fazia crer que ali estivessem as minhas lentes com cor, que me pacificam a fotofobia. Costumo deixá -las no carro.

De esguelha, atrevi-me a olhar.
Eram uns Ray Ban acastanhados, que se riam para mim pedindo que os acarinhasse.

Momentaneamente perpassou-me um turbilhão de ideias. São  meus. Não são meus. São giros, modernos e ao espelho percebi que tinham sido feitos para mim. Gostava tanto deles. Ficavam-me mesmo bem.

Muito vaidosa e convencida da minha inverdade, respondi ao meu companheiro: não faço mesmo ideia de como é que eles vieram aqui parar!

Sentia um amargo de boca ao proferir estas palavras, por mentirosas,  ao mesmo tempo que pensava e pensava. De onde raio teria saído aquele bonito objecto que, calado e quieto no seu canto, me piscava o olho?

Os meus pensamentos eram triturados em palavras mudas, engolidos em saliva seca e digeridos com a dificuldade de quem come em excesso.

Ao fim de algum tempo e depois de muito massacrar a minha lembrança, veio-me à ideia que, no dia anterior, tinha tido a visita de uma das minhas filhas.
Ora aí está. Fácil, claro e indubitável 
Eram dela!

Fiquei contente com a ideia de não ficar com uns óculos que não me pertenciam. Especialmente por serem da minha filha. Tirava de cima de mim o peso do que se não deve fazer. Delito pequeno que pesaria sempre que a memória se vestisse de transparente!

Muito empolgada, balbuciei alguns vocábulos efusivos ao que alguém me respondeu: " És cá uma  barreteira "!

E eu, incrivelmente corajosa, retorqui:

" Nem imaginas quanto "!!!

6 comentários:

  1. Qualquer par de óculos escuros disfarça as boas e más intenções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto contigo.
      Por isso é que eu ando sempre sem óculos!

      Eliminar
  2. Ah ah, muito bom! Desta vez fui eu... Guarda esses aí durante mais uns dias, que tenho aqui uns substitutos igualmente giros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OK. Então vou usando se não te importas.
      Até vires cá buscä-los.
      Que dizes?

      Eliminar
  3. Se são de filha não há problema, ela empresta!

    ResponderEliminar
  4. Ou não! Nunca se sabe.
    Mas acho que ela tem outros.Provavelmente comprados no chinês!

    ResponderEliminar