domingo, 17 de julho de 2016

Fisioterapia

Caseira, diária, artesanal. Caminhada.                                                                                                
Assim, neste ritual de fim de tarde, num dia de calor quente, lá fui andando até um largo onde os pombos, por serem tantos, nos confundem os passos. Em frente há uma igreja de degraus polidos, cansados da subida e descida dos ( in ) fiéis que tombam lá dentro no peso das suas preces.

Uma esplanada. Pejada de velhos que bebem avidamente a frescura do fim da tarde. E lá, encontrava-se uma senhora gorda, por mim conhecida, desejosa de receber visitantes risonhos à sua mesa. Sentei-me. Comecei a ouvir um desfiar de lamentações que não me eram de todo desconhecidas.

E eu, com tanta sede e sem ouvir quase nada do que a velha senhora dizia, bebi uma água . Mas a gula segredava-me ao ouvido que um gelado seria o indicado para aquele momento.

Pedi o gelado. Só  havia os que eu não  queria. Atravessei para o outro lado da rua na ânsia de saciar o meu desejo. Infrutífero o meu esforço.

Voltei à  esplanada. Sentei-me de novo. Ainda consegui ouvir um chorrilho de disparates que, de tão  grandes, até  nos arrefecem a alma.

Sorrateira, levantei-me para voltar à minha caminhada. Desolada com a falta do doce que me havia de fazer salivar até  que a língua  me doesse.

Perto de casa, longe de imaginar que, numa loja de bairro numa esquina mal construída, me ofereciam o tal gelado que veio adoçar  o esforço  da caminhada, num dia de trinta e muitos graus.

Dia 26, próximo, serei reavaliada e então  terei, por certo, uma fisioterapia  diferente. Melhor?

Sem gelado, sem pombos, sem incautos e provavelmente sem tantos graus centígrados . Quem sabe?!



5 comentários:

  1. Então e depois da sessão de fisioterapia, não há gelados para ninguém? E pombos? Pelo menos que haja temperatura mais baixa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pombos poderão viajar, os gelados derreter e a temperatura, essa, poderá ou não, manter-se inalterável!

      Eliminar
  2. Gosto muito do texto e do estilo das publicações. Uma verdadeira (cheia de potencial) blogger 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto de facto é um vício muito grande, especialmente para quem gosta de escrever como eu!

      Eliminar
  3. Da próxima vou e oferecer o dito gelado ;)

    ResponderEliminar