quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Algarve

Fim de tarde. Izzy's. Garrão.

Numa esplanada, servida por um antipático e mal preparado colaborador, pedi e tomei uma bebida que me refrescou o palato seco de areia quente.

Enquanto sorvia, de certa forma ávidamente o tal refresco, pelo fundo do copo mostrou-se-me ali tão perto uma praia e uma maré que me trouxeram, à memória, a doce lembrança de meu pai.


Assim, breve, clara e quase fotograficamente, recordei histórias e acontecimentos vividos em cenário idêntico, se bem que em localização geográfica diferente. Baleal.

Tantas e tantas vezes maré  baixa como a de ontem.
Ondas e ondas, pequenas, rasas, carregadas de sal que se embrulhavam num lençol  dourado à  procura do registo absoluto do amor.
Estranha sedução entre o mar e a areia, que nos leva a sonhar com a vontade de ter um casamento perfeito. Não existe!

Meu pai, associava-se às nossas brincadeiras, com entusiasmo e connosco encontrava nos seus finais de dia o ritmo mais vasto e certo da sua sempre pronta generosidade.

E assim se passavam  as férias.
Grandes, de três  meses longos, de noites de luar igualmente longas, em constante delírio, permanente felicidade, sempre à espera da hora em que o avô Mias chegasse.

Minha mãe acompanhava-nos e na sua frustração de não saber nadar, dizia: " Vai, vai, vai com as meninas! ".
E ela ficava no seu ritual de sobe e desce, à beira-mar, molhando os pés e o rabo e pensando no que iria fazer para o jantar!

12 comentários:

  1. Inspiradíssima, mesmo de férias! Adorei o texto e também eu fiz uma viagem ao passado. Obrigada mãe. Beijos mil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por acaso lembras-te de quando ficaste estática à frente do carro do avô e fizeste..........???

      Eliminar
    2. Já não sei se me lembro, porque simplesmente me lembro... ou se me lembro, de tantas vezes que falamos nesse episódio e criei a lembrança na minha cabeça... de qualquer das formas: lembro-me!

      Eliminar
  2. Absolutamente genial e intemporal. Tanto o Baleal, como o avô :-) <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário mas certo, certo, adorei teres reparado no pormenor do vestidinho!!!

      Eliminar
  3. Os blogs permitem que em 3 minutos passemos férias nas praias do Algarve, ou da Zona Oeste, na companhia de quem vive ou viveu...e isso enquanto ficamos à espera de saber o que vamos jantar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver se hoje a coisa corre um pouco melhor!
      Talvez em Lagos algo seja diferente, pelo menos o tempo de espera!!!

      Eliminar
    2. Então não continuamos todos à espera do "Dom Sebastião"?

      Eliminar
  4. Tão bom! Falando nas férias de 3 meses, vieram-me à lembrança as minhas férias com a avó Auxília e os imensos dias de aventuras e traquinices, passados no nordeste Transmonatano, mas com o rio Sabor por perto :) Saudades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É esse mesmo o objectivo deste blogue.
      Para além de falar das minhas experiências vivenciadas em toda a sua realidade e plenitude, também pretende, de certa forma, criar momentos interessantes que transportem o leitor para o seu imaginário, onde possa entrar e reencontrar-se.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar