quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Outono

O meu tempo tem sido sem brilho e envolto em muitas preocupações.
Sempre com o slogan do optimismo, é certo, em todas as situações, mas com cuidado.

Agora, já é Outono. Gosto, apesar dos dias já se fazerem sentir de Inverno. Mais pequenos.
Cinzentos, de alguma chuva, com menos luz.
O sol promove, envergonhadamente, a sua aparição e o castanho parece ser a colheita do dia.

As cautelas que me assistem enormemente, trazem-me à lembrança sonhos insatisfeitos que não vos revelo.
De criança, de adolescente, de mulher.
Apenas sonhos!

A prudência tolda-me a vontade de fazer algo, audaz e diferente.
É triste. Sempre assim foi.
Resta-me apenas, com o verde da esperança, pintar os meus dias de cor-de-rosa.
E onde ficam os dias? E o verde? E o rosa?

Dependurados numa criança calada, tristemente à beira-mar.
Espera por algo que não vem.
Uma brisa ligeira que lhe afague o rosto.
Uns salpicos de ondas que lhe sequem as lágrimas.
Um Sol primaveril que falsamente existe.

E assim, como sempre, cresce em liberdade dentro de mim o augúrio de um mundo risonho.
Tal como dizia Jean-Paul Mestas:

     " Um mundo no Coração ".


10 comentários:

  1. O Outono é a minha, a nossa, estação. Um caminho de folhas que se estende de calor a calor, indicando os destinos das viagens que falta fazer, dos dias ainda por viver. Outono de ouro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem. O Outono é a nossa estação.
      Melancólica, nostálgica mas de um amor e determinação imensa.
      Outono de ouro sempre!!!

      Eliminar
  2. Adoro o Outono, uma época ideal para laurear e desfrutar da riqueza de cores que a natureza nos proporciona. As árvores ficam lindas. Adoro ir ao "meu" Gerês e aos "meus" Trás os Montes nesta época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua zona transmontana, o teu Gerês e tudo ali à volta são, de facto, de uma beleza ímpar.
      Para viajar, é a altura do ano que mais aprecio. Mesmo que seja cá dentro. Adoro!

      Eliminar
  3. Para mim o Outono é a mais bela estação do ano, porque se desnuda tal como nós, para voltar a vestir-se mais tarde, com os mesmos tons de verde e rosa; e a vida continua sob o sol de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...mas nem todos se desnudam apesar de terem a possibilidade de se voltarem a vestir, sob o sol de sempre!

      Eliminar
  4. Fizeste-me virem-me umas lágrimas aos olhos...lindo!

    ResponderEliminar
  5. Uma paleta de cores para um outono que se deseja solarengo.
    Uma tristeza vestida de otimisto, de esperança...
    A comandar a vida a esperança, matizada em milhares de tonalidades de verde, deve estar SEMPRE no pódio da corrida do tempo ...
    Abracinho meu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento comandar a minha vida e perspectivar o futuro sempre com optimismo. Tudo parece ficar mais fácil e bonito mas por vezes falta-nos o fôlego.
      Há dias e dias!

      Eliminar